Translate

terça-feira, 11 de junho de 2013

Segundo Dia de Trabalho

Programa de Trabalho:

  • Workshops:
    • "Treino da Visão"
    • Educação Criativa
    • Formação em Orientação e Mobilidade
    • Desporto
  • Observação e participação em atividades desportivas adaptadas

"Treino da Visão"

Durante a manhã, a primeira área que visitámos foi a do "treino da visão".
 
O objetivo desta área passa por tirar proveito do resíduo visual no caso de clientes que ainda o têm e/ou analisar a perceção da luz.

fotografia de dois técnicos da Fundação a explorar o modelo do olho humanoPara cumprir este objetivo, a passagem por esta área é iniciada por uma avaliação exaustiva, executada também nas instalações VISIO, sobre as caraterísticas visuais da pessoa. São construídos mapas de campo visual com a informação recolhida através de sofisticado equipamento de diagnóstico (campimetria computorizada).

A pessoa é também "sujeita" a uma série de pequenos teste que pretendem conhecer aprofundadamente as características da sua visão.
 
Na sala que visitámos existem diversos modelos desmontáveis do olho humano, que são trabalhados com os clientes no sentido dos mesmos conhecerem a fisionomia do olho e melhor perceberem em que parte deste órgão está centrado o seu problema de visão.
 
fotografia de uma técnica da Fundação a experimentar uns óculos simuladores
Com base em toda a informação recolhida são construídos uns "óculos simuladores" que mostram a uma pessoa que veja bem o que é que aquela pessoa consegue ver. Estes óculos são depois entregues ao cliente, que os pode mostrar a quem achar útil conhecer qual o seu grau de visão - família, amigos, empregadores, colegas de trabalho, professores, etc. Usando como base um óculos simples, sem qualquer tipo de graduação ou correção, são utilizados diferentes tipos de materiais, como fita-cola, papel autocolante, papel branco, etc, para construir estes óculos que fazem parte do processo de reabilitação daquela pessoa.
 
É também nesta área que são realizados alguns testes sobre perceção que o cliente tem da luz. Através de situações de simulação - como por exemplo a utilização de diverso tipo de óculos escuros, com percentagem de filtragem da luz diferente, cor das lentes diferente, ou a simulação de uma sala de refeição em que a intensidade da luz, a sua cor, a sua localização, etc, é testada - são realizadas algumas sessões com o intuito de aconselhar o melhor para o caso daquele cliente.

Fotografia de 3 Técnicos da Fundação Sain a experimentarem óculos com várias percentagens de bloqueio da luz
 
 
São também aconselhadas e treinadas estratégias para, fazendo uso do seu resíduo visual, o cliente evite mesmo assim as más posturas.
 

Desporto



http://picasion.com/i/1VfgO/
Durante o período da tarde, tivemos a oportunidade de participar nas atividades desportivas promovidas para os clientes, naquele dia.
Aqui está uma sequência de imagens do formador Norberto Sousa a usar a parede de escalada - e a atingir o topo... - durante esta atividade desportiva.



















E aqui ficam outras fotografias deste dia de trabalho e não só...

Colagem de fotografias deste dia de trabalho e não só...

1 comentário: