Programa de trabalho:
- Apresentação geral sobre da Koninklijke VISIO
- Apresentação sobre a Reabilitação Intensiva da VISIO
- Visita guiada do Centro de Reabilitação "Visio Het Loo Erf"
- Apresentação sobre Formação em Informática e observação de sessão de Formação
- "Experiência Sensorial"
O que é o Koninklijke
VISIO (ou Royal Dutch VISIO)?
VISIO é uma organização dos Países Baixos (“Holanda”) especializado em respostas para pessoas cegas e com baixa visão de todas as idades, incluindo pessoas com outras deficiências.Os serviços que presta abrangem desde os cuidados de saúde, a educação, a reabilitação funcional e o trabalho.
Para melhor se compreender os dados aqui apresentados sobre a VISIO é de destacar que, no modelo usado por esta organização, a formação vocacional, profissional e contínua, assim como a inserção no mercado de trabalho, fazem parte do processo de reabilitação.
Alguns números sobre a situação na “Holanda” e a VISIO:
População total da “Holanda”
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16.736.736
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Pessoas com deficiência visual
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316.000
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Número de clientes da Visio
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20.483
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Número de Funcionários da Visio
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3.226
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Dados sobre o número de clientes abrangidos pelas respostas da VISIO:
Cuidados Residenciais (inclui alojamento)
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725
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Centros de Dia
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320
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Reabilitação e Aconselhamento
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17.468
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Idade escolar
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553
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Ensino itinerante
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1.417
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Localização dos Centros VISIO, na "Holanda":
O "Visio Het Loo Erf"
O "Visio Het Loo Herf" é um centro especial, localizado em Apeldoorn, onde é realizado o processo de reabilitação intensiva. É o único do país.
Foi este o centro que visitámos durante os primeiros 4 dias da nossa viagem.
Conceitos de Base para o Modelo de Reabilitação utilizado na VISIO:
-
Procedimentos centralizado e padronizado para candidatura, recolha de informações e admissão;
- Uma única entidade realiza a coordenação do processo de reabilitação;
- Sempre que possível, há uma estandardização da avaliação e dos programas de reabilitação:
- Abordagem multidisciplinar, com duração padronizada do período de avaliação e negociação;
- Classificação de acordo com o modelo CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - OMS)
- A reabilitação visa a participação ativa do cliente
- Planeamento centralizado.
Fases do Modelo de
Reabilitação da VISIO:
1.º Candidatura, recolha de informação e avaliação da legitimidade do cuidado a prestar;
O primeiro contato com a VISIO é sempre realizado através de um sistema central, o Serviço ao Cliente. Este serviço:
- Decide sobre o encaminhamento inicial do cliente:
- Se é cliente para o departamento de Aconselhamento e Informação, ou
- Se é um cliente com necessidades especificas, que necessita uma recolha de informação face-a-face (como nos casos de lesão cerebral, dupla deficiência sensorial, problemas psiquiátricos, etc), ou
- Se é um cliente que pode realizar a entrevista/questionário inicial telefonicamente;
- Recolhe alguma informação médica;
- No caso da candidatura incidir sobre três ou mais domínios da CIF, o cliente é referenciado e encaminhado para Visio Het Loo Erf (Apeldoorn) para avaliação/admissão ao processo de Reabilitação Intensiva.
- O Serviços ao Cliente organiza questões financeiras;
- Elabora um relatório de entrada e um programa de ou de reabilitação (provisórios…)
- Por fim, transfere o cliente para a Reabilitação
e Aconselhamento
2.º Avaliação/Negociação;
Em caso de necessidade, pode ser efetuada uma avaliação mais aprofundada, a fim de ajustar melhor o plano de reabilitação.
Em qualquer um dos casos, a fase de avaliação resulta sempre num encaminhamento para o processo de reabilitação e num plano de reabilitação. Este plano é sempre negociado com o cliente.
3.º Reabilitação
As atividades de reabilitação são formuladas segundo a terminologia da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS)
Atividades desenvolvidas na área de Reabilitação e Aconselhamento:
- Avaliação das condições de saúde:
- Avaliação oftalmológica
- Funções sensoriais:
- Da visão:
- Avaliação das funções visuais;
- Rastreio visual;
-
Rastreio auditivo
- Funções mentais:
- Avaliação psicológica
- Avaliação neuro-psicológica
- Avaliação de Personalidade
- Avaliação de Inteligência
- Tratamento psicológico / terapia
- Avaliação de lidar com a perda da visão
- Apoio emocional (em relação à perda de visão)
- Outras funções
- Avaliação das funções motoras e postura
- Tratamento das funções motoras e postura
- Aprendizagem e transferências das aprendizagens.
- Avaliação do uso dos (outros) sentidos
- Desenvolvimento e treino dos sentidos
- Estratégias básicas (por exemplo: scanning , fixação excêntrica, etc)
- Avaliação e treino de integração sensorial
- Intervenção precoce
- Treino de desenvolvimento individual
- Trabalho em grupo
- Aprendizagem do Braille
- Aprendizagem da língua
- Exigências e tarefas gerais:
- Balanço energético das atividades, durante a reabilitação
- Lidar com o stress nas rotinas diárias
- Comunicação:
- Avaliação e consultoria em comunicação
- Treino do uso de aparelhos de comunicação
- Digitação e treino de competências de informática
- Mobilidade:
- Avaliação e aconselhamento em orientação e mobilidade
- Treino de habilidades motoras
- Treino em Orientação e Mobilidade
- Uso da bengala;
- Uso dos transportes públicos
- Participação no tráfego
- Cuidados pessoais:
- Avaliação das necessidades
- Treino
- Cuidados domésticos:
- Avaliação das necessidades
- Treino dos cuidados domésticos (incluindo a preparação de refeições)
- Interações e relações interpessoais
- Avaliação psicossocial
- Apoio psicossocial
- Habilidades de comunicação interpessoal
- Treino de habilidades sociais
- As principais áreas de vida
- Avaliação
- Apoio ao emprego / mercado de trabalho
- “JobCoaching”
- Treino em “administração pessoal“
- Vida comunitária, social e cívica
- Avaliação
- Treino “Tempo de Lazer”
- Fatores externos: ambiente físico
- Avaliação “Ajudas Técnicas”: ergonomia e aparelhos
- Informação e aconselhamento
- Conselho de iluminação e interiores
- Acessibilidade
- Fatores externos: ambiente social
- Equipa técnica que trabalha com a pessoa
- Apoio da família e outras pessoas importantes
- Aconselhamento a profissionais externos
4.º Avaliação final e encerramento do Processo de Reabilitação
O tutor designado para o cliente verifica se todas as partes do plano de reabilitação foram realizados e se todos os colegas envolvidos entregaram os seus relatórios;
O tutor solicita ao Serviço ao Cliente para considera terminada a reabilitação e terminar o processo. No futuro, o Serviços do Cliente também irá realizar a avaliação um follow-up dos resultados.
A Formação em Informática
Aqui ficam mais algumas fotografias deste primeiro dia...
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