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quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quarto Dia de Trabalho

Programa de Trabalho:

  • Apresentação sobre reabilitação vocacional
  • Almoço com o Diretor do Centro
  • Apresentação sobre Terapia Ocupacional

O dia começou com uma surpresa: como tínhamos algum tempo livre antes de primeira reunião, a Tjarda convidou-nos para irmos dar um passeio de "tandem" - para alguns de nós, foi a oportunidade de voltar a fazer uma atividade que já não era possível há cerca de 15 anos...


Fotografia da Tjarda e de uma das nossas funcionárias a pedalar no tandem
Fotografia de mais dois funcionários a pedalar no tandem
Fotografia de mais dois funcionários no tandem


APRESENTAÇÃO SOBRE REABILITAÇÃO VOCACIONAL 

Nota: a Reabilitação vocacional é uma das áreas desenvolvidas neste centro de Reabilitação intensiva… faz parte do processo de reabilitação intensiva, conforme a necessidade do cliente.
 
Neste dia de trabalho tivemos a oportunidade de conhecer um dos responsáveis pelo departamento relacionado com o emprego, Dr. Hans Ritmeester , que nos explicou que a VISIO, neste âmbito, tem capacidade e poder de intervenção em duas instâncias: procurar emprego ou ajudar a manter um emprego. 
 

 
Com base na experiência da VISIO e nas investigações desenvolvidas, foram delineados por esta organização tópicos básicos que consideram serem importantes abordar para se ter sucesso na atividade de procura e manutenção do emprego, e que são trabalhados durante o processo. 
 
Estas áreas são as seguintes: 
  • Comunicação da deficiência visual: a pessoa tem que estar bem informada sobre o seu problema para o transmitir. Tem tudo a ver com ajustar expetativas entre os colegas e empregadores sobre o que fazer e o que esperar daquela pessoa; 
  • Energia: gestão dos níveis de energia. O que fazer para ter energia para trabalhar. Este aspeto também tem que ser discutido com o empregado, para haver uma ajuste de expetativas com o empregador sobre e o que pode esperar daquela pessoa;
  • O aspeto físico do posto de trabalho: tudo é analisado, testado, aconselhado e melhorado - ajudas técnicas, ergonomia, condições de luz, etc.
  • Capacidades Sociais;
  • Conhecimentos de computador.

Como funciona o processo? 
  1. É feita uma avaliação dos 5 campos anteriores. 
  2. Localiza-se um posto de trabalho
  3. Recorre-se ao “Jobcoaching” 
Nota: O Jobcoaching é encarado como todo o processo - no resto da europa, costuma dizer respeito só ao acompanhamento no posto de trabalho… 
 
A VISIO apresenta uma taxa de sucesso nesta área de cerca de 40%.
  
Partindo da análise do que o cliente pode fazer, tentam orientar para encontrar emprego - vão fazendo algum acompanhamento e coaching – mas mínimo. Se não resulta, então um membro da equipa VISIO pode ser destacado para ajudar, fazendo a ligação e servindo de intermediário entre o cliente e a empresa. Nesse caso, o serviço é pago pela empresa…
 
Neste país não existem cursos específicos para deficientes visuais adultos. Existe uma escola específica para crianças e adolescentes...
 
Os outros centros da VISIO fornecem apoio a cerca de 3000 crianças em escolas regulares - 500 crianças em escolas especiais. Desenvolvem todo o trabalho na perspetiva de preparar os clientes para irem para estruturas regulares, mas também fornecem o apoio a essas estruturas, quando necessário.
 
Para as crianças ou pessoas que não podem ou não conseguem, por diversas razões, ir para o mercado “normal”, existem cerca de 95 empresas de emprego protegido, no país – que abrangem todo o tipo de deficiências e que trabalham em áreas diversas, como a jardinagem, embalagem, preparação da roupa, etc. 
 

Outros aspetos focados e a reter… 

Neste país, há 20 anos que a “teoria” da legislação é que a partida, toda a gente pode desempenhar qualquer trabalho ou função, até se provar que não.
 
Dados de 2011 indicam que nessa altura cerca de 28% das pessoas com deficiência visual estavam a trabalhar em empregos normais, sem proteção.
 
Em 2013, o governo tentou instituir legislação para introduzir quotas, em todo o mercado de emprego (público e privado). As associações de empresários fizeram uma contraproposta, sugerindo uma fase de experiência, em que se propõem criar 10000 postos de trabalho, de forma faseada. Se isso não acontecer até 2016, então serão implementadas as quotas.
 
Um dos conceitos com que a VISIO trabalha junto das empresas é o de “retorno social do investimento”. 
 

APRESENTAÇÃO SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL

A área da Terapia Ocupacional foi-nos apresentada pelas técnicas Inez Ummels e Marieke Wolf. 
A intervenção desta área começa sempre por uma fase de exploração e diagnóstico, da qual fazem parte os seguintes passos:
  • Entrevista baseada no CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, da OMS);
  • Observação da realização de uma atividade;
  • Estabelecimento de objetivos do tratamento;
  • Consulta multidisciplinar.
As áreas de intervenção e os objetivos delineados mais comuns são em relação a higiene pessoal, vestir, saúde e medicamentos, comer e beber, preparar uma refeição, limpeza, lavar a roupa, usar dinheiro e usar o multibanco, administração pessoal, tempo e gestão da agenda, comunicação telefónicas, legendas faladas nos programas de TV (Webbox 2.0 - http://www.orionwebbox.org/ ), tomar conta de crianças, jogos de tabuleiro , tarefas domésticas – manutenção, jardinagem, orientação em atividades significativas – com base na lista de interesses, gestão autónoma de uma casa, gestão de energia.
 
Para o desenvolvimento das sessões de Terapia Ocupacional recorrem a diversos métodos:
- Treino percetivo:
  • Trabalhar com outros sentidos para além da visão: tato, audição e olfato;
  • Realizar tarefas sem o uso da visão (conscientemente);
  • Perceção e análise de quando é utilizada a visão e se isso é mesmo “necessário”
  • Trabalhar o eventual equilíbrio entre usar ou não a visão – gestão de energia…
- Gestão de energia:
  • É dada especial atenção à quantidade de “energia” que é utilizada nas atividades diárias e treina-se a pessoa para ter atenção a esse aspeto e ensina-se como gerir. Usam um sistema que pontuação do “peso” das atividades. Por exemplo:
    • “relaxar” - 30 minutos: 1 ponto
    • Atividade leve – 30 minutos: 1 ponto
    • Atividade moderada – 30 minutos: 2 pontos
    • Atividade intensa – 30 minutos: 3 pontos
Inicialmente, calcula-se a pontuação diária durante 5 a 7 dias, contando os pontos em função das atividades que o cliente faz e da sua duração.
 
- Trabalho sistemático:
  • Realiza-se a mesma sequência de ações repetidamente;
  • Os objetos estão num local fixo; 
  • Trabalha-se o guardar os objetos logo após os utilizar ou limpar. 
- Entrevista motivacional
  • É uma forma de conversação colaborativa para reforçar a motivação e o empenho no sentido da mudança. E um estilo de aconselhamento centrado na pessoa que aborda o problema da ambivalência em relação à mudança.
As terapeutas ocupacionais que fizeram esta apresentação acharam ainda importante focar o fato de estar incluído no seu trabalho de terapia ocupacional o treino com tecnologias de comunicação.
Conforme as necessidades e interesses detetados, podem abordar a aprendizagem de:
  • Leitores Daisy;
  • Gravadores Memo;
  • Leitor de legendas televisivas (webbox 2.0 – www.orionwebbox.org )
  • Utilização e apps para iphone e/ou ipad

Aqui ficam outras imagens deste dia de trabalho e não só...

Colagem de fotografias deste dia de trabalho e não só...

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