Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Quinto Dia de Trabalho

Programa de Trabalho:

  • Visita ao Centro Regional do Koninklijke Visio em Apeldoorn
  • Apresentação por um Especialista Vocacional.
Fotografia do grupo de participantes, à porta do Centro Regional da VISIO, em Apeldoorn
O grupo de participantes neste projeto, à porta do Centro Regional da VISIO, em Apeldoorn.

Dedicámos os primeiros 4 dias desta semana de trabalho a visitar o centro de reabilitação intensiva de Apeldoorn.

Este último dia da nossa mobilidade foi dedicado a visitar o Centro Regional da VISIO de Apeldoorn, isto é, o centro que reponde às necessidades das pessoas com deficiência visual que não têm necessidade de frequentar a reabitação intensiva mas que apresentam necessidades específicas relacionadas com a sua deficiência.

Fomos recebidos por Kirsten Koorevaar, a diretora deste centro regional, e duas técnicas que trabalham diretamente no terreno.
 
Fotografia da sessão de trabalho, no Centro Regional
 
O Centro tem cerca de 27 funcionários que respondem às todo o tipo de solicitações – cerca de 500 respostas, por ano: tem utentes que frequentam o centro 1 a 2 vezes por semana – principalmente pessoas com uma certa idade – mas também atendem crianças, dão aconselhamento em escolas, fazem visitas domiciliárias e a outras organizações – por exemplo, que respondam a necessidades de deficientes mentais profundos, para avaliação de eventuais problemas visuais: se isso acontecer, dão formação aos técnicos que os acompanham no sentido de lidarem melhor com eventuais problemas e questões.

Uma das principais atividades deste centro diz respeito à colocação no mercado de trabalho: neste campo, realizam diversas tarefas, desde o aconselhamento dos clientes até ao apoio às empresas e empregadores.

Legalmente, na “Holanda”, quando a pessoa adquire uma deficiência visual enquanto funcionária de uma empresa, não pode ser despedida: isso só poderá acontecer ao fim de dois anos, durante os quais a empresa tem que realizar um esforço comprovável para integrar interna ou externamente aquela pessoa – mesmo que a pessoa já não possa realizar o seu trabalho e não haja outra opção, na empresa, cabe ao empregador encontrar outro posto de trabalho – e, para isso, tanto o empregador como a pessoa pode contatar a VISIO.

Para o sucesso desta atividade foi bastante referida a importância do papel do jobcoacher, isto é, o trabalho feito pela pessoa que se senta com o cliente no posto de trabalho e treina com ele as tarefas da sua responsabilidade. Esta é considerada uma profissão especial e muito importante para a integração que se verifica neste país.
 

Cultura e Lazer

Após o último dia de trabalho, viajámos para a capital, Amesterdão.
 
Fotografia do grupo junto a um dos canais, em Amesterdão
Junto a um dos canais, em Amesterdão...
 
 
Aqui ficam algumas imagens deste dia...

Colagem de fotografias deste último dia de trabalho e já em Amesterdão

Sem comentários:

Enviar um comentário